Teste de exercício de 4 segundos (4sET ou T4s) - execução de protocolo e mensuração do índice vagal cardíaco.
O teste de exercício de 4 segundos - T4s - consiste em três fases consecutivas de quatro segundos, todas com apnéia inspiratória máxima. A primeira e a terceira fases incluem repouso imóvel, enquanto a segunda fase (isto é, do 5º ao 8º segundo) inclui todo o ciclo fora em um ergômetro descarregado. Um único ECG de derivação - CM5 ou CC5 - é gravado continuamente. A duração do intervalo RR (medido a 10 ms de resolução) antes da fase de pedalada é dividida pela duração do menor intervalo RR durante os quatro segundos de exercício, a retirada vagal é usada para calcular o Índice Vagal Cardíaco, uma variável sem dimensão e índice altamente confiável, previamente validado farmacologicamente como marcador exclusivo da modulação vagal no coração.
O protocolo consiste em duas medidas, sendo a maior considerada o índice vagal cardíaco.
Aqui vemos as duas medidas:
O primeiro mostra um intervalo R-R de 970 mm dividido pelo intervalo R-R de 690 mm, o que resulta em um índice vagal cardíaco de 1,40.
O segundo mostra um intervalo R-R de 1150 mm dividido pelo intervalo R-R de 700 mm, o que resulta em um índice vagal cardíaco de 1,64 e é o índice vagal cardíaco relatado.
Veja também o outro vídeo com as orientações dadas ao cliente antes da realização do T4s: