Vídeos
Dicas de Exercício e Saúde
Protocolos de Avaliação
Palestras


Protocolos de Avaliação

Seja bem-vindo ao PROGRAMA DE EXERCÍCIO DOMICILIAR ORIENTADO (PEDO) da CLINIMEX.




Prezados Clientes. Inicialmente, em nome da equipe CLINIMEX, queremos dizer que é um prazer e um privilégio estar tendo sua confiança e estar podendo manter os nossos atendimentos e cuidados com sua saúde nesse momento tão complexo e difícil. 

 Na vigência da pandemia de COVID-19 e tendo em vista à recomendação das autoridades para suspensão temporária das sessões de exercício presenciais, a CLINIMEX, teve de inovar!


 Muito rapidamente, foi planejada uma abordagem inovadora e que pudesse, ao mesmo tempo, minimizar as chances de contágio e atender às recomendações do FIQUE EM CASA – tanto para a equipe como para os clientes -. Foi então elaborada a proposta do PEDO, visando manter acesa a chama do exercício e reescrevendo a mensagem básica de distanciamento e isolamento social para FIQUE E SE EXERCITE EM CASA. 


 Para poder viabilizar o PEDO, nos dias 17 e 18 de março, houve um mutirão da equipe para preparar e manter a operação da empresa em regime de home-office. Entre as várias ações realizadas temos: gravação de dezenas de vídeos dos diferentes tipos de exercícios; digitalização (e transformação em arquivos PDF) das fichas individuais de registro das informações das sessões de exercício de todos os clientes; estruturação de ações que pudessem permitir acesso remoto para controle da operação do PEDO e de ações administrativas tais como operações bancárias, emissão e controle da folha de pagamento da equipe, emissões de notas fiscais das mensalidades pagas pelos clientes etc e, finalmente, estabelecidas as bases e dinâmica da atuação dos diversos profissionais que integram nossa equipe. 


 Em síntese, a proposta do PEDO inclui muito mais do que exercício físico não-presencial, mas, em realidade, um conjunto bem amplo de ações, a saber:

 

 1. Prescrição de exercício domiciliar: utilizando as informações existentes nas fichas de prescrição e nos laudos das últimas avaliações, foram elaboradas prescrições individualizadas dos exercícios. Os educadores físicos – Daniel, Girlene e Guilherme – e as fisioterapeutas – Bruna e Letícia – organizaram essas informações e passaram a atuar diretamente com cada um dos clientes. Em vários casos, isso está sendo feito por aulas interativas e individuais por vídeo ou voz, enquanto em outros, isso se dá através do envio da prescrição (links para vídeos etc) e o contato posterior para tirar dúvidas e colher mais informações. Com o avanço do PEDO, foi possível organizar a equipe médica em regime de plantão – Claudio Gil, Claudia Lucia, João Felipe e Christina (diretores) e Jucyleide e Sandro – e muitas das interações com os clientes passaram a ser multiprofissionais, com participação do médico e do educador físico/fisioterapeuta, em um formato similar ao das nossas sessões de exercício presenciais, aumentando a segurança dos exercícios realizados de modo não-presencial. 

 

 2. Suporte médico: desde o início do PEDO, os médicos da CLINIMEX passaram a fazer contatos frequentes – mensagem, texto, voz e vídeo - com o grupo todo de clientes, passando informações e orientações sobre questões de saúde em geral e, em particular, sobre temas relacionados à exercício físico e a pandemia de COVID-19. Sempre que possível e adequado, foram atendidas questões específicas da saúde dos pacientes e buscadas formas de amenizar as agruras e os prejuízos resultantes do confinamento e das restrições de mobilidade. Muitos desses contatos ocorreram e estão ocorrendo, em adição aos contatos multiprofissionais realizados durante as sessões de exercício não-presenciais. Em adendo, regularmente, estão sendo enviadas “dicas em saúde”, especialmente redigidas pelos diretores da CLINIMEX, para ajudar os clientes e seus familiares a se protegerem do COVID-19 e de acidentes domésticos, entre outros temas de interesse de nossa clientela específica. 

 

 3. Suporte à saúde: consiste em um conjunto de ações, primariamente conduzidas pelas técnicas de Enfermagem – Aline, Cleonice, Iasmin, Maria Cristina, Patrícia, Suellen, Tamires –, incluindo contatos e checagens frequentes sobre estado de saúde (quando apropriado, eram rapidamente repassadas para um dos médicos), envio de mensagens e vídeos, agendamento (e lembretes) das sessões virtuais de exercício com os educadores físicos e fisioterapeutas. A equipe de Enfermagem atua ainda na organização das informações do PEDO e na “alimentação” das informações para o acesso remoto nessa plataforma - via site - dos clientes. Visando minimizar o estresse e desconforto do distanciamento social, as filhas do Dr. Claudio Gil - a psicóloga clínica Aline Sardinha e a roteirista/cineasta Claudia Sardinha - contribuíram, respectivamente, com vídeos de suporte psicológico e com uma lista de filmes que foram enviados para o grupo de clientes. 

 

 4. Suporte administrativo: para a operação do PEDO foi (e está sendo) fundamental organizar e consolidar as informações de todos os contatos que são feitos pela equipe da CLINIMEX com cada um dos clientes. Em adendo, foram criadas rotinas e formas de acesso fácil para que os clientes possam, facilmente e de forma eficiente, dirimir dúvidas relativas as questões administrativas e financeiras. Para esse suporte, a equipe administrativa conta, sob a liderança da supervisora Valdilene, com a atuação das funcionárias Quésia e Raquel.

 

 5. Suporte de informática: por último, com a valiosa e competente contribuição do informata Maurício Castro Lana (filho da Dra. Claudia Lucia), foi desenvolvida e está sendo implementada essa plataforma do PEDO, que está hospedada dentro do site da CLINIMEX, que facilitará o acesso da equipe e dos clientes a tudo que se refere ao PEDO. 

 

 Finalmente, mas não menos importante, contamos com o feedback dos clientes para que, como tudo que ocorre com a CLINIMEX desde sua inauguração em 1994, possamos estar sempre fazendo o melhor e possamos estar aprimorando e otimizando o PEDO.  A figura final da pesquisa pode ser analisada no topo desta mensagem e podemos ver a grande satisfação dos clientes com o PEDO desde o primeiro mês de implantação do programa.

 Diretores da CLINIMEX

 

Claudio Gil Soares de Araújo

 

Claudia Lucia Barros de Castro

 

João Felipe Franca

 

Christina Grüne de Souza e Silva



OUTROS VÍDEOS

CLINIMEX: Avaliação em Medicina do Exercício
Seja bem-vindo ao PROGRAMA DE EXERCÍCIO DOMICILIAR ORIENTADO (PEDO) da CLINIMEX.
CLINIMEX: Programa de Exercício Supervisionado
Por que realizar uma avaliação de medicina do exercício?
Teste de Sentar-Levantar - TSL (Sitting-rising test - SRT) (subtitles in English)
Flexiteste - metodo de avaliação e treinamento
Teste de 4 segundos - como medir ?
Teste de 4 segundos - orientações


< voltar