Vídeos
Dicas de Exercício e Saúde
Protocolos de Avaliação
Palestras


Protocolos de Avaliação

Teste de 4 segundos - como medir ?




Teste de exercício de 4 segundos (4sET ou T4s) - execução de protocolo e mensuração do índice vagal cardíaco.

O teste de exercício de 4 segundos - T4s - consiste em três fases consecutivas de quatro segundos, todas com apnéia inspiratória máxima. A primeira e a terceira fases incluem repouso imóvel, enquanto a segunda fase (isto é, do 5º ao 8º segundo) inclui todo o ciclo fora em um ergômetro descarregado. Um único ECG de derivação - CM5 ou CC5 - é gravado continuamente. A duração do intervalo RR (medido a 10 ms de resolução) antes da fase de pedalada é dividida pela duração do menor intervalo RR durante os quatro segundos de exercício, a retirada vagal é usada para calcular o Índice Vagal Cardíaco, uma variável sem dimensão e índice altamente confiável, previamente validado farmacologicamente como marcador exclusivo da modulação vagal no coração.

O protocolo consiste em duas medidas, sendo a maior considerada o índice vagal cardíaco.

Aqui vemos as duas medidas:

O primeiro mostra um intervalo R-R de 970 mm dividido pelo intervalo R-R de 690 mm, o que resulta em um índice vagal cardíaco de 1,40.

O segundo mostra um intervalo R-R de 1150 mm dividido pelo intervalo R-R de 700 mm, o que resulta em um índice vagal cardíaco de 1,64 e é o índice vagal cardíaco relatado.

Veja também o outro vídeo com as orientações dadas ao cliente antes da realização do T4s: http://www.clinimex.com.br/videos_protocolos.asp?cod_video=17



OUTROS VÍDEOS

CLINIMEX: Avaliação em Medicina do Exercício
CLINIMEX: Programa de Exercício Supervisionado
Por que realizar uma avaliação de medicina do exercício?
Teste de Sentar-Levantar - TSL (Sitting-rising test - SRT) (subtitles in English)
Flexiteste - metodo de avaliação e treinamento
Teste de 4 segundos - como medir ?
Teste de 4 segundos - orientações


< voltar