Clinimex - Medicina do Exercício
Rua Siqueira Campos, 93 - Salas 101-103 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22031-071
Quem Somos Serviços Onde Estamos Perfil do Cliente Perguntas e Respostas Fale Conosco
 
 
Serviços
 
Mestrado e Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGEF-UGF) (1998-2013)

Área de Concentração: Atividade Física e Desempenho Humano

Orientador: Prof. Dr. Claudio Gil Soares de Araújo

Última atualização: 3 de fevereiro de 2014

3Fev2014 – A UGF foi descredenciada pelo MEC em 14Jan2014. Até o presente momento ainda não há uma definição sobre relocação ou transferência dos alunos e docentes, muito embora vários esforços e contatos estejam feitos nesse sentido. Tão logo seja conhecida uma solução mais definitiva, estaremos postando a informação nesse site.

29Jul2013 – Diante da nova dinâmica de processo seletivo do PPGCEE-UGF, os profissionais de saúde que estiverem interessados em ingressar no grupo de pesquisa CLINIMEX e desenvolver seus estudos sob a orientação do Dr. Claudio Gil Araújo deverão estabelecer um contato prévio e começar, de forma antecipada, suas atividades. Para maiores informações, entrar em contato por e-mail copa@clinimex.com.br – título: interessado no grupo de pesquisa ou telefonar para 21-22567183.

11Mar2013 – Informamos que a médica Debora Helena Balassiano foi aprovada no processo seletivo 2013.1 para ingresso no PPGCEE-UGF e estará participando do grupo de pesquisa CLINIMEX.

07Jan2012 – Com a recente mudança do nome, o PPGCEE fica mais atrativo e apropriado para candidatos com formações em outras áreas da saúde, como Medicina, Fisioterapia e Nutrição. Algumas das linhas de pesquisa estão sendo reestruturadas para se adequar a essa nova proposta. Questões relacionadas ao binômio exercício e saúde, tais como, o impacto das variáveis cineantropométricas e fisiológicas sobre a mortalidade de adultos terão um maior espaço para serem pesquisadas. O próximo processo seletivo estará ocorrendo em fevereiro de 2012 (ver informações no site da Universidade Gama Filho – www.ugf.edu). O Dr. Claudio Gil estará oferecendo vagas para alunos novos nesse edital de seleção. Consoante com a política adotada por outros programas de pós-graduação, o PPGCEE-UGF passa a incluir como pré-requisito para o ingresso, que o candidato tenha finalizado um artigo com o orientador. No caso do Dr. Claudio Gil, esse artigo deverá ter sido submetido e aceito para publicação em uma revista indexada no sistema Qualis-CAPES. Maiores esclarecimentos e detalhes poderão ser obtidos diretamente com o professor orientador.

03′Set’2011_ Diversas novidades estão acontecendo no Programa de Pós-Graduação Stricto-Senso da Universidade Gama Filho (UGF). Em decorrência das recentes mudanças de gestão na UGF, o tradicional PPGEF está sendo fortemente incentivado e impulsionado. Objetivamente temos que: 1) foram contratados cinco novos professores doutores para o quadro docente, sendo quatro deles com experiência e produção científica na área de atividade física, desempenho humano e saúde; 2) o próximo processo seletivo deverá ter um número maior de vagas discentes – mestrado e doutorado – (em função dos novos docentes) e está, inicialmente, previsto para ocorrer no final de fevereiro de 2012; c) uma mudança importante no processo seletivo deverá ser a interação prévia do candidato com o orientador e a exigência de produção e submissão de um artigo científico original (primeiro autor o candidato e último autor o orientador) como condição necessária para a participação; d) no nosso caso específico (orientador – Dr. Claudio Gil), deveremos ter como um dos critérios mínimos para ingresso não somente a produção e a submissão, mas também a aceitação de um artigo original – estrato B3 para mestrado e B1 para doutorado – e e) está em análise o processo de revisão regimental, tendo como principal item, a mudança do nome do programa, que deverá deixar de se denominar Educação Física e muito provavelmente passar a se chamar Programa de Pós-Graduação Stricto-Senso em Ciências do Exercício e do Esporte, nomenclatura mais condizente com o perfil multiprofissional dos corpos docente e discente (Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Nutrição). Aguarde mais noticias no final de setembro

14-Abr-2011: Foi marcada a defesa do mestrando Raphael Perim para a data de 5 de maio vindouro. Farão parte da banca examinada, o orientador, Prof. Dr. Claudio Gil Araújo e os seus ex-orientandos de mestrado, Prof. Dr. Paulo Farianatti e Prof. Dr. Bruno Moreira Silva. O mestrando Rapahel Perim vai para a defesa com dois artigos aceitos para publicação em revistas indexadas – CLINICS e Brazilian Journal of Medical and Biological Research, perfazendo um total de 140 pontos no sistema Qualis-CAPES, consoante com as normas do grupo de pesquisa CLINIMEX.

18-Fev-2011: Foram marcadas as qualificações do mestrando Hugo Medeiros e do doutorando Carlos Vieira Duarte para a tarde do próximo dia 24. As avaliações serão conduzidas pelos Profs. Tony Meireles e Walace David Monteiro (mestrando) e pelos Profs. Andrea Deslandes e Antonio Duarte (doutorando).

Novidades (31Ago2010): O principal projeto do Grupo de pesquisa CLINIMEX, liderado pelo Dr. Claudio Gil, foi contemplado no Edital 70/2009 – 2ª chamada do CNPq, com uma cota de bolsa de doutorado por orientador. Assim, a partir de setembro de 2010, os quatro alunos de mestrado e doutorado que ingressaram nos anos de 2009 e 2010, sob a orientação do Dr. Claudio Gil, estarão recebendo bolsas do CNPq que cobrirá também as taxas escolares na UGF.

Novidades (8Jul2010): Diversas pesquisas estão em andamento utilizando o banco de dados da CLINIMEX. Já foram definidos os estudos que serão realizados pelos mestrandos que iniciaram em 2010 e também já se encontram em fase adiantada a preparação dos artigos que serão submetidos para periódicos científicos pelos mestrandos que iniciaram em 2009 e que defenderão suas dissertações, muito provavelmente, até dezembro de 2010.

Novidades (10Fev2010): Estamos divulgando as Normas de Publicação para Mestrandos e Doutorandos do Grupo de Pesquisa CLINIMEX/UGF. Essa terceira versão tornou-se necessária para contemplar a nova forma de estratificação da CAPES – A1 a C. É também descrito um dos critérios mínimos de publicação para requerer upgrade de mestrado para doutorado.

Grupo de Pesquisa CLINIMEX normas para produção científica mínima 4ª versão Jun 2010

Novidades (1Fev2010): Foram escolhidos os dois mestrandos que passarão a integrar o Grupo de Pesquisa CLINIMEX em 2010 – Carlos Vieria Duarte e Hugo Batista Oliveira Medeiros

Novidades (30Jan2010): Foram concluídas na última sexta-feira as atividades do processo seletivo 2010. Os seguintes candidatos foram aprovados para a área de Atividade Física e Desempenho Humana:

Ana Rosa de Sousa Rodrigues, André Luiz Gouvea de Souza, Carlos Vieira Duarte, Cristiane de Carvalho L Cavalcante, Fábio Albuquerque Gonçalves, Flávio Areal Lemos, Hugo Batista Oliveira Medeiros, Thais Varanda Dadalto e Wagner Antonio Barbosa da Silva

Nessa segunda-feira deverão ser divulgados os respectivos orientadores. Parabéns a todos os aprovados.

Novidades (29Dez09): Estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2009-2010 para o Mestrado de Educação Fìsica na área de concentração de Atividade Física e Desempenho Humano. O Prof. Dr. Claudio Gil S. Araújo terá duas vagas, pelo menos um deles, muito provavelmente, com disponibilidade de uma bolsa de estudos do CNPq (cobre custos e taxas escolares da instituição e proporciona um pagamento mensal ao bolsista, o qual não poderá ter qualquer vínculo empregatício). Os candidatos selecionados deverão disponibilizar 12 horas semanais específicas para atividades de pesquisa que serão desenvolvidas na própria CLINIMEX. A seleção ocorrerá entre os dias 25 e 29 de janeiro próximo.

Em breve estaremos atualizando os critérios para produção científica mínima dos mestrandos e doutorandos, consoante com a nova classificação dos periódicos adotada pela CAPES.



Novidades (28Dez09): Nos meses de outubro a dezembro, foram defendidas as dissertações de mestrado de Emanuel Couto e de Plínio dos Santos Ramos e a tese de doutorado de Lauro Vianna, todos sob orientação do Prof. Dr. Claudio Gil S. Araújo. Consoante com a política de produção científica do grupo de pesquisa CLINIMEX, todos cumpriram os requisitos de terem seus artigos previamente aceitos e/ou publicados por ocasião das defesas.

Novidades (23Jan09): Na manhã da próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro, estará sendo iniciado o processo de seleção para ingresso no Mestrado e Doutorado em Educação Física – área de concentração em Atividade Física e Desempenho Humano – da Universidade Gama Filho. As atividades se desenvolverão durante toda a semana, conforme calendário e informações abaixo.





Um número expressivo de candidatos estarão concorrendo as vagas. Votos de boa preparação final para todos!

Novidades (3Dez08): Foram realizadas no sábado último – 29Nov08 – as qualificações dos dois mestrandos e dois doutorandos sob a orientação do Prof. Dr. Claudio Gil Araújo e com a participação dos avaliadores externos Dr. Djalma Ricardo, Dr. Ronaldo Leão, Dr. Walace Monteiro e da Dra. Claudia Lucia Castro.





Novidades (25Nov08): O Grupo de Pesquisa CLINIMEX teve excelente e destacada participação no Congresso Nacional de Ergometria e Reabilitação Cardíaca realizado no mês passado no Rio de Janeiro. Apresentando seis temas livres logrou alcançar o prêmio do melhor tema livre apresentado no evento. Algumas fotos tiradas na apresentação dos posters são colocadas abaixo, incluindo os ilustres visitantes Drs. Whipp e Agostoni, palestrantes internacionais do evento.





Novidades (20Fev08): Foram atualizadas as Normas para Produção Científica Mínima de Mestrandos e Doutorandos

Novidades (15Fev08): Já iniciaram as atividades de mestrado os dois novos alunos – Emanuel Couto e Plínio Ramos.que serão orientados pelo Prof. Dr. Claudio Gil e que passarão a fazer parte do Grupo de Pesquisa CLINIMEX.

Novidades (10Dez07): Começa amanhã o Processo Seletivo para MSc/PhD sob a orientação do Prof. Dr. Claudio Gil Araújo. Inicialmente haverá uma apresentação do grupo e depois, enquanto os candidatos estarão respondendo duas avaliações escritas discursivas, os seus CV Lattes e documentação serão analisadas. Ao final dessa etapa, os candidatos receberão artigos atuais e/ou clássicos, originais e de revisão, para estudarem e se prepararem para uma avaliação oral/escrita que serã realizada na quarta-feira ao final da manhã na CLINIMEX – Rua Siqueira Campos, 93/101 em Copacabana, Rio de Janeiro.

Novidades (19Out07): Publicado Edital do Exame de Seleção – 2008 – para candidatos para o Mestrado e Doutorado em Educação Física do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho. O processo avaliativo ocorrerá entre 11 e 14 de dezembro de 2007, estando sendo disponibilizadas duas vagas para o orientador Dr. Claudio Gil Araújo. Sugerimos aos interessados que entrem em contato com o orientador antes da inscrição formal e que se familiarizem com a produção científica do grupo. Maiores detalhes serão disponibilizados em breve nessa página.

Novidades (10Out07): CAPES mais uma vez atribui nota 5 ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho, a maior nota concedida aos 21 programas existentes nessa área de conhecimento (USP, UFRGS, UFSC e UNESP tiveram o mesmo conceito)..

Clique no vínculo para os resumos das teses e dissertações

Foram atualizadas as Normas para Produção Científica Mínima de Mestrandos e Doutorandos. Veja ainda as Normas para Autoria Científica do Grupo de pesquisa CLINIMEX.

_____________________________________________________________________________________________________

A CLINIMEX contribui ativamente para o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Gama Filho com os seus dados, equipamentos e recursos humanos. O Diretor-Médico da CLINIMEX – Prof. Dr. Claudio Gil S. Araújo orienta mestrandos e doutorandos do PPGEF. Os pós-graduandos desenvolvem suas atividades de treinamento em técnicas de pesquisa e de laboratório utilizando as instalações e os recursos materiais da CLINIMEX, incluindo uma rica bilbioteca de livros e periódicos e acesso rápido à Internet 24 horas. Em adendo, a grande maioria dos trabalhos de pesquisa são realizados na própria CLINIMEX, utilizando os bancos de dados e/ou os modernos equipamentos disponíveis. As dissertações e teses são desenvolvidas dentro dos temas e linhas de pesquisa do orientador, consoantes com as suas prioridades e interesses científicos, sendo estruturadas na forma de artigos científicos voltados para a publicação em revistas nacionais e internacionais de elevado impacto científico. Já foram defendidas 4 teses de doutorado e 11 dissertações de mestrado.

As principais áreas de interesse relacionadas com as linhas de pesquisa são: tônus vagal cardíaco e exercício físico, avaliação da flexibilidade e variáveis cardiorrespiratórias no teste cardiopulmonar de exercício máximo. Algumas pesquisas foram realizadas em outros temas, incluindo composição corporal, potência muscular e autopercepção corporal.

Atuais orientandos: Lauro Casqueiro Vianna e Ricardo Brandão de Oliveira (doutorandos) e Gisele Mattioli (mestranda).

Veja a listagem atualizada da produção científica sobre o Teste de exercício de 4 segundos [pdf].

Para artigos em outros temas – www.clinimex.com.br\\Artigos Científicos\indice_novi.htm

Para maiores informações, sugere-se contactar diretamente a CLINIMEX (tel 21-2256-7183) ou ainda a Coordenação/Secretaria do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Educação Física da Universidade Gama Filho (tel 21-2599-7138) ou ppgef@ugf.br



Foto de alguns participantes do Grupo de pesquisa da CLNIMEX (da esquerda para a direita Djalma Ricardo, Lauro Vianna, Claudio Gil Araújo, Marcos Almeida, Flávia Teixeira, Ricardo Brandão e Bruno Silva – Junho de 2005).


< voltar

 
 
 
Onde Estamos
Onde Estamos
 
Depoimentos
Depoimentos
 
Links e Downloads
Links e Downloads
 
 
Newsletter
 
 
Rua Siqueira Campos, 93 - Salas 101-103 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22031-071