Clinimex - Medicina do Exercício
Rua Siqueira Campos, 93 - Salas 101-103 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22031-071
Quem Somos Serviços Onde Estamos Perfil do Cliente Perguntas e Respostas Fale Conosco
 
 
Notícias e Artigos
 
Um quinto da população mundial não se exercita! Reportagem do Globo com participação do Dr. João Felipe Franca



Reportagem de O Globo com a participação do médico da Clinimex João Felipe Fraca mostrando dados deste documento importante publicado online pelo The Lancet Global Health sobre inatividade física nas diversas regiões do mundo
368 estudos em
168 países
1,9 milhão de indivíduos avaliados
Países mais desenvolvidos são mais sedentários em relação aos menos desenvolvidos
O Brasil é um caso à parte e o sedentarismo é um problema de saúde pública, especialmente em um país que tem sua população envelhecendo e será predominantemente de idosos em 2050.

Sair do sedentarismo é simples, faz parte do estilo de vida, do hábito diário de se movimentar, se deslocar, se divertir com movimento. Com pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana ou 75 minutos de atividade de alta intensidade, ou uma combinação dos dois, o indivíduo já não é mais considerado sedentário.

“O médico brasileiro João Felipe Franca, especialista em medicina do exercício e do esporte, destaca que a queda na prática de exercício pode ser considerada um efeito colateral do desenvolvimento urbano. O desafio dos países, agora, é encontrar meios de, mantendo o crescimento econômico, criar estrutura e políticas públicas que estimulem as pessoas a se exercitar.
— O sedentarismo faz com que as funções vitais do corpo não utilizem o seu potencial total. Nossos tecidos de sustentação necessitam de estímulos. O corpo é uma máquina, precisa de movimento. Isso é resultado de um mundo cada vez mais automatizado, em que as pessoas não precisam correr atrás de alimento, literalmente, e não precisam fazer força para se deslocar — diz Franca.”

https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/um-quinto-da-populacao-mundial-se-exercita-abaixo-do-ideal-23040502

Open access ... https://www.thelancet.com/journals/langlo/article/PIIS2214-109X(18)30357-7/fulltext



COMPARTILHE:


< voltar

 
 
 
Onde Estamos
Onde Estamos
 
Depoimentos
Depoimentos
 
Links e Downloads
Links e Downloads
 
 
Newsletter
 
 
Rua Siqueira Campos, 93 - Salas 101-103 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22031-071