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EXERCÍCIO FÍSICO PARA A SAÚDE

EXERCÍCIO FÍSICO PARA A SAÚDE

Texto: Dr. Claudio Gil Soares de Araújo

Praticar exercício físico é um dos componentes mais importantes para a promoção e manutenção da saúde.

Procure se exercitar regularmente.

Apresentamos 20 dicas e/ou recomendações sobre como se exercitar de forma mais segura e eficiente, aumentando ainda mais as chances de melhorar sua saúde.

Cuidados Gerais para prática de exercício:

1. Ao sair para se exercitar, tenha sempre no bolso: dinheiro para pagar um transporte de regresso, um documento ou cartão ou similar contendo seu nome e o telefone de outra pessoa para contato em caso de emergência e, caso o possua, o cartão do plano de saúde.

2. Informe sempre para alguém, previamente, sobre o seu plano e/ou trajeto de exercício.

3. Não se exercite quando não estiver se sentindo bem e, principalmente, quando estiver gripado ou com febre ou após quadro importante de diarreia.

4. Beba líquidos antes e após se exercitar (pelo menos um copo de água) e evite alimentações muito pesadas ou gordurosas na hora anterior à sessão de exercício

5. Para exercícios muito intensos realizados sob temperatura e umidade relativa do ar muito altas, é conveniente ingerir líquidos (um copo de água ou isotônico) a, pelo menos, cada 30 minutos.

6. Evite mudanças bruscas de posição corporal, como, por exemplo, levantar rápido imediatamente após realizar exercícios de alongamento ou de fortalecimento muscular deitado no solo.

Vestimenta para exercício:
7. Procure ter sempre dois pares de calçados desportivos para revezar, adequados para o seu tipo de pisada e para o tipo de solo ou piso no qual costuma se exercitar.

8. Use meias apropriadas para prática desportiva (bem justas para reduzir chances de fazer bolhas), dando preferência para aquelas que já vem com pés direito e esquerdo identificados.

9. Use shorts ou bermudas próprias para exercício, preferencialmente que tenham um bolso com fecho.

10. Use camisetas de cores claras e de tecido que absorve o suor do corpo; dependendo do clima e da época do ano, mangas longas ou até mesmo o uso de agasalhos podem ser adequados.

11. Para exercício físico ao ar livre, procure utilizar boné ou chapéu ou viseira e não se esqueça de usar filtro solar com fator de proteção apropriado para sua cor e tonalidade de pele; óculos escuros também podem contribuir para um maior conforto.

12. Ao nadar, use sempre óculos de natação e, se apropriado, touca (preferencialmente de cor branca ao nadar no mar ou em rios, lagoas e represas para facilitar a visualização à distância).

Controlando o exercício:

13. Seja prudente com sua sessão de exercício aeróbico, comece com um ritmo mais lento (aquecimento) e progrida gradativamente para a intensidade desejada; nos últimos cinco minutos reduza o ritmo ou a velocidade (desaquecimento).

14. Reduza a duração e/ou a intensidade (ritmo) do exercício quando estiver mais cansado ou se tiver dormido mal na noite anterior e, principalmente, se as condições climáticas – a temperatura e especialmente a umidade – estiverem altas ou desfavoráveis.

15. Durante exercícios de fortalecimento muscular (musculação) e de alongamento procure respirar naturalmente, evitando prender a respiração no momento da execução.

16. Para melhor controle da distância, do ritmo e da frequência cardíaca durante as sessões de exercício físico, pode ser conveniente o uso de equipamentos de apoio, tais como frequencímetros, GPS e aplicativos de celulares.

Condições quando a opinião médica pode ser muito importante:

17. Aparecimento de sinais ou ocorrência de sintomas que lhe pareçam incomuns ou durante ou imediatamente após o exercício físico devem ser prontamente relatados ao seu médico.

18. Caso tenha mais de 35 anos de idade e pretenda participar de competições desportivas, qualquer que seja a modalidade ou forma, inclusive eventos de corridas de rua.

19. Antes de fazer mudanças muito importantes e radicais em quantidade e tipo de programa de exercício físico.

20. Por vezes, especialmente para aqueles que possuem alguma doença e que eram sedentários e passam a se exercitar regularmente, com o tempo, talvez o seu médico tenha de fazer algum ajuste na sua medicação – dose, tipo ou horário de ingestão -; em caso de dúvidas, não hesite em buscar essa orientação.



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