Na Mídia
TV e Rádio
Jornais
Revistas
Sites e Blogs


Sites e Blogs




Esporte é saúde. Esta é uma informação tão verdadeira quanto corriqueira. Você certamente já ouviu a associação da prática esportiva com benefícios à saúde, tanto para o corpo, quanto para a mente. Mas, em se tratando de vôlei, quais os benefícios? Como a sua saúde e o seu bem estar se beneficiam com a prática deste esporte?


A prática regular de uma atividade física é uma das melhores maneiras de cuidar da saúde, prevenindo doenças, melhorando a qualidade de vida e promovendo bem-estar. O vôlei é uma atividade coletiva que faz o corpo trabalhar como um todo e proporciona isso e muito mais.


De cara, é importante destacar que, como toda atividade física, o vôlei contribui para evitar e controlar as chamadas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e hipertensão, que muitas vezes estão associadas ao sedentarismo. Para além dos benefícios de se exercitar, este esporte oferece outros benefícios.


“Os principais benefícios são aprimorar a coordenação motora, agilidade, equilíbrio e força, sair do sedentarismo, respeitar regras, fazer trabalho em equipe e aprender a lidar com a derrota”, lista João Felipe Franca, médico especialista em Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), diretor da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Estado do Rio de Janeiro (SMEERJ) e diretor do Departamento de Ergometria, Reabilitação Cardíaca e Cardiologia Desportiva da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (DERCAD-RJ).


Especialista em medicina do exercício, Dr. João Felipe fala também pela experiência pessoal que teve com o esporte. “Comecei a jogar vôlei por influência da minha irmã mais velha. Eu tinha a vantagem de ter altura desde criança e isso facilitou meu início no esporte. Gostei do ambiente, aprimorei a técnica dos fundamentos ao longo dos anos e me destaquei em categorias de base. O vôlei me ajudou a ter disciplina, me fez aprender a me exercitar e a gostar de exercício e esporte e influenciou minha escolha de especialidade médica. Me ajudou a fazer amizades, me deu grandes amigos de diferentes gerações, me ajudou a entrar em diferentes grupos sociais, me integrou nas olimpíadas escolares e universitárias e até no período em que estudei fora do país. Sou muito grato ao vôlei”, destaca.


Sociabilidade

Sendo uma atividade coletiva, o vôlei estimula a interação e associabilidade com um benefício adicional: o pouco contato físico em relação a outras práticas, já que as equipes são separadas por uma rede. Com uma interação mais controlada, as chances de problemas físicos durante a prática podem ser menores.


Por falar na parte física, além da perda de peso, que para muitos é o estímulo para buscar uma prática esportiva, o vôlei melhora a capacidade física e respiratória, fortalece os músculos do corpo inteiro, aumenta a força e a resistência e ajuda a ter mais flexibilidade. Muita coisa, né? Mas tem mais: jogar vôlei de forma regular estimula a circulação sanguínea e acelera o metabolismo.


Corpo e mente

Mais do que os benefícios para o corpo, a prática regular de atividade física tem também o objetivo de promover bem estar. Isso inclui a diminuição do estresse e da ansiedade, além de melhora na velocidade de raciocínio, ou seja, é bom para pessoas de quase todas as idades.



O vôlei é uma atividade que pode ser lúdica para as crianças e adaptada para a terceira idade. Há apenas algumas ressalvas. “Crianças abaixo de 10 anos não tem ainda a força e agilidade exigidas para o esporte. Idosos em uso de medicamentos que alterem a coagulação sanguínea pode se prejudicar com os potenciais impactos que o esporte exige como boladas, quedas e saltos”, destaca João Felipe Franca.


Ressalva feita, ele reforça que, a partir dos 10 anos e sem limite máximo de idade, desde que não haja limitação ortopédica ou uso de medicamentos que alterem a coagulação sanguínea (contraindicação relativa), o vôlei é indicado para todos. Mas, claro, é sempre importante, antes de iniciar uma atividade física, consultar um especialista para avaliar como esta sua saúde.





< voltar