Blog





A quantificação do gasto energético e das trocas gasosas durante o exercício está literalmente à mão. Usando apenas uma máscara e um analisador metabólico (pesa 120 gramas e é alimentado por uma pilha 1,5 V) é possível ler dados realtime, breath-by-breath, por um aplicativo específico de celular! Para quem começou trabalhando em 1974 (45 anos atrás) com um  equipamento que "media" 2 metros cúbicos, isso é literalmente espetacular!


Esse novo dispositivo permite a análise de gases em ambiente externo. E pela primeira vez fizemos isso neste domingo na orla Leblon.


Foram 3 km seguindo um protocolo pré-combinado e variando o pace. O educador físico altamente qualificado e um corredor super experiente - André Leta -, que foi quem usou o equipamento, enquanto o monitorávamos correndo ao lado dele e documentávamos todas as informações. Ver a fisiologia do exercício se desnudando tão graciosamente e tão inteira para nós diante da bela paisagem da orla carioca foi magnífico.  


Confirmando-se as impressões iniciais, na sequência do procedimento minucioso de validação e na testagem da reprodutibilidade das medidas que estão programadas, teremos inúmeras oportunidades de otimizar a prescrição e o uso clínico/desportivo do exercício físico.




COMPARTILHE:


< voltar