Clinimex - Medicina do Exercício
Rua Siqueira Campos, 93 - Salas 101-103 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22031-071
Quem Somos Serviços Onde Estamos Perfil do Cliente Perguntas e Respostas Fale Conosco
 
 
Perguntas e Respostas
 
Tem alguma dúvida?
Envie sua pergunta preenchendo o formulário abaixo:

Nome:
E-mail:
Pergunta:

Quando queremos conhecer ou avaliar o funcionamento de uma máquina, seja um carro ou uma câmera fotográfica, devemos testá-la em pleno uso. Com o corpo humano também não é diferente. Para sabermos as reais condições do nosso corpo, devemos submetê-lo a um teste de exercício. Nesse teste, também chamado de teste de esforço ou teste ergométrico, realiza-se um exercício de intensidades crescentes, até alcançar o máximo. No teste convencional estima-se a sua condição física a partir de fórmulas. As fómulas assumem que todos andam ou correm na esteira com a mesma t~ecnica e competência, levando a um erro médio de 20% na estimativa da condição física. Já no teste cardiopulmonar, a sua condição física é efetivamente medida por analisadores metabólicos, proporcionando uma série de outras informações fisiológicas e clínicas relevantes, especialmente quando se sabe, que indivíduos adultos com alta condição física apresentam uma taxa de mortalidade por todas as causas cerca de 3 a 4 vezes menor do que aqueles com baixa condição física.
 
A flexibilidade é uma variáveis mais importantes da aptidão física relacionada á saúde. A sua medida e avaliação deve sempre fazer parte de uma bateria de exames. Antigamente, só se testava esse movimento – tentar tocar as pontas do pé com os dedos da mão, sentada e com as pernas esticadas ou ainda na posição em pé – no qual o seu resultado é bastante bom, como você mesmo percebia. Todavia, a flexibilidade pode ser avaliada em vários movimentos articulares e articulações e nem sempre ser flexível em um movimento significa ser flexível em todos outros. Idealmente deve-se avaliar a flexibilidade corporal em vários movimentos, para aí sim ter-se uma idéia de sua flexibilidade como um todo e identificar os movimentos articulares específicos em que ela se encontra limitada. Muito provavelmente o seu avaliador utilizou o Flexiteste, que é um método no qual são avaliados 20 movimentos articulares. Com esses dados pode ser prescrita uma série individualizada de exercícios de flexibilidade.
 
A caminhada, seja na água ou na terra, é uma das formas mais fáceis e apropriadas de fazer exercício físico regularmente. A caminhada na água traz algumas vantagens, facilita o retorno venoso, o que é ótimo para quem tem tendências a varizes, auxilia a troca de calor com o meio, o que a torna mais confortável para os dias quentes e reduz a chance de traumas de impacto sobre o esqueleto. Quanto a sua pergunta específica, o que determina o gasto calórico de uma atividade física e o consumo de oxigênio (1 L de oxigênio equivale a aproximadamente 5 kcal) e não exatamente a modalidade ou o tipo. Em trabalhos físicos prolongados, isto é, que durem mais do que alguns minutos e de forma contínua, a freqüência cardíaca relaciona-se com a intensidade e consequentemente com o consumo de oxigênio. Trocando em miúdos, se você caminha na água e na terra com a mesma FC e pelo mesmo tempo, é muito provável que o gasto calórico seja semelhante, assim como os benefícios cardiovasculares.
 
Em princípio um animal de estimação, notadamente um cão de porte médio ou grande, constitui-se em um exclente ergômetro, muito mehor do que comprar uma esteira ou um ciclo, já que nesses últimos você pode ficar preguiçoso e simplesmente não se exercitar (ainda que a consciência e bolso doam um pouco), mas um cão leal e fiel lhe convidará insistentemente para o exercício, de segunda a segunda. Finalmente, não existe inconveniente em nossas especificações de fábrica em corrermos aos 58 anos de idade, desde que a máquina esteja boa. O fato de não sentir nada não se representa uma garantia de que tudo está bem. Quando você fez o seu último teste de esforço?
 
É realmente frustante estar fazendo tanto esforço e um dos seus principais objetivos não ter sido alcançado. Você nos informa que não possui nenhuma anormalidade metabólica ou endócrina, mas por outro lado você não deu nenhuma dica da distância efetivamente caminhada em o horário da mesma, mas podemos dar algumas sugestões práticas, que talvez possam lhe ajudar. Tente fazer exercício na maioria dos dias e se possível diariamente. Tente caminhar pelo menos 40 minutos por vez, percorrendo no mínimo 3 km a cada sessão. Incorpore outros hábitos saudáveis no seu cotidiano, tipo, parar o carro distante no estacionamento, usar mais escadas, usar o trajeto mais longo a pé para comprar coisas próximas a sua casa etc. Em adendo, procure se exercitar na hora em que normalmente você faz a principal refeição do dia e em que está com a maior fome e logo ao retornar, antes mesmo de banhar-se, sente a mesa e coma, você observará como tem menos fome. Mas o mais importante e que talvez possa lhe ajudar mais é iniciar um trabalho complementar de musculação, pois isso mais do que o gasto calórico da atividade que é pequeno, ativará a sua massa corporal magra e fará com que ele fique mais ativa e portanto gaste mais calorias durante todo o dia mesmo em repouso. Talvez você possa até suspender a hidroginástica e só manter a natação. Por último, você deve ter gastado muitos anos para chegar a seu peso atual, tenha paciência e persistência que os resultados tenderão a vir.
 
Parabéns pela iniciativa de quebrar o seu sedentarismo, isso é uma decisão importante e muitas vezes difícil. Não coloque metas muito altas para que você não se fruste e que venha a parar. Se tudo der certo você não parará nunca mais de se exercitar regularmente. O gasto energético dispendido com o exercício é diretamente proporcional a intensidade e a duração do mesmo, não importando muito a forma ou em qual equipamento ele é realizado. As esteiras elétricas e principalmente as eletrônicas possuem mais recursos e simulam mais de próximo a mecânica verdadeira da caminhada e tendem a possuir maior durabilidade. Mas, tal como acontece com roupa, é necessário obter referências de amigos sobre cada aparelho ou marca e nada substitui o ato de experimentá-la pessoalmente por pelo menos alguns minutos. Fique atenta também as condições técnicas da mesma, incluindo voltagem, dimensões (peso máximo tolerado inclusive), velocidades mínima e máxima e possibilidades de inclinação e, muito importante, nível de ruído. Finalmente, uma sugestão prática, nunca caminhe na esteira de modo distraído, pois podem acontecer quedas.
 
Obrigado pelo contato através do site Clinimex.
Respondendo a sua pergunta, a Clinimex trabalha com estes 2 serviços: Programa de exercício supervisionado e Avaliação em Medicina do Exercício.
O Programa de exercício supervisionado inclui a reabilitação cardíaca sim e na avaliação em medicina do exercício a ergoespirometria é um dos procedimentos e pode ser realizada no ciclo de membros inferiores (bicicleta ergométrica) ou na esteira rolante.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone 2256-7183 ou pelo email copa@clinimex.com.br
 
Obrigado por seu contato através do site Clinimex.

Respondendo a sua pergunta, todo programa de exercício deve ser elaborado de forma individualizada levando em consideração limitações físicas, gosto pessoal, objetivos e disponibilidade de tempo e localização.

Aqui na Clinimex, dispomos ainda de ciclo de braços na posição sentada ou em pé, remoergometro e skiergometro além de bicicleta e esteira e uma equipe composta por medico, educador físico, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem. Há também equipamentos de fortalecimento muscular, treinamento muscular inspiratório e para treinar o equilíbrio estático e dinâmico.

Para ingressar no programa de exercício supervisionado aqui na Clinimex, é necessário realizar a avaliação em medicina do exercício previamente. A partir dela, obtemos informações que servirão para prescrever os exercícios mais apropriados para o seu caso.
 
 Obrigado pelo contato.
O treinamento de força em mulheres pós-menopausa deve ser realizado a fim de evitar a perda de massa muscular, prevenir o desenvolvimento da osteoporose e consequentemente reduzir a chance de quedas nesta fase da vida.
Agende uma avaliação física na Clinimex e saiba mais sobre a sua saúde.
 
Obrigado pelo contato atraves do site Clinimex.
A pergunta que voce fez nao é simples de ser respondida e nem tem uma resposta sim ou nao.
Depende e é possivel desde que nao haja limitacoes clinicas ou isquemicas em niveis mais altos de intensidade.
Ser permitido ou não ser permitido não depende do medico. O medico realiza a sua avaliacao e verifica se ha algum risco maior para a saude quando ha uma exigência maior performance cardiopulmonar em exercícios de maior intensidade.
Seu estilo de vida deve mudar e o exercicio fisico deve ser realizado de forma regular (se possivel todos os dias) para diminuir o seu risco de jogar uma partida de futebol. A reabilitacao fisica nao termina mais. Voce deve estar sempre "habilitando" seu coracao.
Venha fazer a sua avaliacao fisica na Clinimex para conhecer mais sobre a sua saude.
 
 Nao ha resposta exata em numero de dias para esta pergunta.
Mas pode-se dizer que o exercício fisico supervisionado deve ser iniciado o quanto antes possivel apos estabilizacao da sindrome coronariana e otimização do tratamento clinico.
E idealmente deve ser iniciado apos uma avaliacao medica completa incluindo teste de exercicio cardiopulmonar com medida direta dos gases expirados.
 
 Obrigado pelo contato através do site Clinimex.
Oferecemos atualmente treinamento individualizado de profissionais de educação física realizado pela equipe de profissionais da Clinimex.
Entre em contato diretamente com morgana@clinimex.com.br para mais informacoes.
 
 Sim e sim. Temos grande experiencia em realizar o teste em cicloergometro (bicicleta) e entendemos ser o ergômetro tecnicamente ideal para realizar o teste de exercício. É bem verdade que as esteiras podem suportar ate 150 kg e temos também esteira para isso. Mas o teste em cicloergometro tem vantagens técnicas e interpretativas em relação ao teste em esteira.
 
 Respondendo a sua pergunta, a orientação inicial é fazer uma consulta e um exame medico voltado para o exercicio fisico incluindo ai um teset de exercicio, se possiveil o teste cardiopulmonar de exercicio. O exame pode avaliar os potenciais riscos a saude e orientar o exercicio fisico da forma mais objetiva possivel, determinando intensidade e duração do exercicio para treinamento.
O exercicio supervisionado pode ser uma ajuda extra para melhorar a aderencia ao programa de exercicio.
De modo pratico, apenas a avaliacao em medicina do exercicio vai orientar de forma mais objetiva o que e quanto se deve fazer de exercicio.
 
Obrigado pelo contato através do site da Clinimex.
O teste de exercício com analise dos gases expirados e monitorização eletrocardiografica seria o exame indicado para ter a informação que deseja. Podemos faze-lo tanto na bicicleta ergométrica quanto na esteira rolante.
A avaliacao em medicina do exercício realizada na Clinimex avalia outras variáveis da aptidão física também como o equilíbrio, a força e a flexibilidade.
 
 Obrigado pelo contato. Sim, existem exercícios para ganhar capacidade pulmonar e sim, oferecemos dentro do programa de exercícios supervisionados. Antes de iniciar, passe por uma avaliação física completa inclusive com espirometria em repouso e esforço (esteira ou bicicleta).
 
 
 
 
Onde Estamos
Onde Estamos
 
Depoimentos
Depoimentos
 
Links e Downloads
Links e Downloads
 
 
Newsletter
 
 
Rua Siqueira Campos, 93 - Salas 101-103 - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 22031-071